Periodontia

Periodontia é a especialidade que estuda e trata as doenças dos sistemas de proteção e suporte dos dentes, ou seja, das estruturas presentes em volta do dente.

Gengivites são infecções que provocam a inflamação e sangramento da gengiva. Periodontite são infecções que provocam perda óssea e, em casos avançados, podem levar à perda do dente. Uma gengivite não tratada pode evoluir para uma periodontite que pode causar mobilidade dental, sensibilidade com exposição da raiz dental, abscessos, espaços aumentados (diastemas) entre os dentes, modificação na estética do sorriso e, caso não seja tratado, culminar com a perda dos dentes afetados.

Dentes curtos, excesso de gengiva ou raízes expostas são problemas que afetam a estética do sorriso. Porém, com a devida indicação e um profissional habilitado a executar cirurgias plásticas periodontias, esses problemas podem fazer parte do passado.

Através de gengivoplastias e enxertos gengivais pode-se alcançar a harmonia entre dentes e gengiva. O equilíbrio entre os tecidos moles e dentes são o ponto chave para um belo sorriso.